A Schmetterling Dança Aérea nasceu em Julho de 2009, em Lisboa.

Trapézios, tecidos e cordas são utilizados como ferramentas para manter o corpo suspenso.

A partir das técnicas de acrobacia aérea, a companhia busca adquirir uma linguagem particular através de fusões com o circo, a dança e o teatro.

Os métodos de criação valem-se de muita improvisação, sempre relacionada com a captura de imagens, sentido estético que desperte sensações.

Dentro da relação que estabelece com a dança contemporânea, mantém o mesmo objetivo de sujeitar o corpo ao vertical: trabalho de chão, suporte e lifting.

Têm como primórdio de criação, um trabalho que respire pela forma, pelas linhas, pelos rastos de movimento e de imagens.


XIMENE BARBOSA - Direcção artística Brasil

Iniciou sua formação em Ballet Clássico em 1987 na Escola de Ballet Lenita Ruschel Pereira (Brasil), prestando anualmente exames da Royal Academic of Dancing. Em 2000 passou a integrar o Ballet Concerto (Direção artística de Victória Milanez - teacher training em Cuba, Camaguey Ballet Company e National Ballet of Cuba), onde permaneceu até 2004. Ainda na sua formação clássica, estudou com Oscar recaldé (Argentina), Nora Esteves (Brasil), Jorge Peña (Argentina), Glória Padron (Cuba), Ilara Lopes (Brasil), Boris Van Dueren (Bulgária), Tonni Abott (Brasil), Miguel Saenz (Argentina), Toshie Kobaiashi (Brasil), Vallerié Collin (França), Tíndaro Silvano (Uruguai), Lina Lapertosa (Uruguai), Evve LYnn (EUA), Paul Stabrook (EUA), Ismael Guiser (Argentina)...

Participou de inúmeros festivais de Dança no Brasil, sendo classificada em primeiro lugar no Porto Alegre em Dança Festival (Porto Alegre/Brasil- 2004) , segundo lugar no Gramado Festival (Gramado /Brasil - 2003) , primiero lugar no Porto Alegre em Dança Festival (Porto Alegre/Brasil - 2002) e segundo lugar no Mercosul festival (Bento Gonçalves/Brasil - 1999).

A partir de 2000 iniciou, paralelamente, sua formação em Dança Contemporânea, com Jussara Miranda (Muovere companhia de dança). Em 2001 integrou o elenco da "Provisório", sob direção de Alexandre Rittmam.

Em 2004 passou a residir em Lisboa, onde atualmente frequenta o curso de Mestrado em Criação Coreográfica da Escola Superior de Dança e integrou o elenco da Ciranda companhia de danças tradicionais de Oeiras com coreografia de Benvindo Fonseca.

Ainda no Brasil, estudou Acrobacia Aérea com Cristiano Carvalho no Depósito de Teatro e trabalhou no Marcos Frota Circo Show, tendo a oportunidade de aperfeiçoar a técnica de aéreos com Michele e Xuxu (acrobatas do Cirque du Soleil).

Em julho de 2009 fundou a SCHMETTERLING companhia de dança aérea.

LILIANA GARCIA - Direcção Artistica Portugal

Iniciou os seus estudos na dança através do Hip hop, desde muito jovem, no grupo Be-funky, alcançando diversos prémios nas mais variadas competições, sendo convidada para o grupo Dance2xs Portugal em 2005, onde trabalhou com coreógrafos estrangeiros como Patrick Chen (Chicago), Sky Hoffman (L.A.), Napolean and Tabitha (L.A.). Ainda no mesmo ano trabalhou como bailarina nos MTV European Music Awards. Em 2006, venceu a Nike Women Portugal, sendo escolhida como representante potuguesa para participar na semi-final em Amsterdão. Ingressou na Escola Superior de Dança em 2007, tendo a oportunidade de trabalhar com coreógrafos como Rui Lopes Graça e Gonçalo Ferreira. Foi bailarina na companhia CIRANDA (coreógrafo Benvindo Fonseca) e permanece como membro da companhia Angels of Dance. Perfomer convidada pela segunda vez consecutiva no projecto Feinprobe Honigsüss - The oversweet Experience e The movement of our roots, em Lutherstadt Wittenberg, Alemanha, em 2009. Tem encontrado na dança aérea possibilidades de aperfeiçoar o seu trabalho como bailarina e coreógrafa, ampliando assim suas potencialidades artísticas. Bailarina no elenco da Companhia Olga Roriz, no bailado “A Sagração da Primavera”, 2009/2011. Intérprete nas peças “Fuga Sem Fim”, de Victor Hugo Pontes, 2011, “Under a Rock”, “Cult” e “Fragments” de Hofesh Shechter,2012, pela Companhia Instável.

CRIAÇÃO

CRIAÇÃO
“Apesar de” é uma peça de Dança Aérea criada por Ximene Barbosa em parceria com os interpretes. Aborda a nossa capacidade de amar apesar de...

A companhia desenvolve workshop permanente em Santos...

As aulas decorrem de acordo com os alunos, respeitando a individualidade e o ritmo de cada um. São iniciadas com exercícios de aquecimento que preparam o corpo para o esforço, evitando assim futuras lesões e traumatismos. Activação cardio-pulmonar (marchas, corridas e saltos) e mobilização das articulações e partes do corpo. São realizados com acompanhamento musical, de modo a tornar as aulas mais atractivas. Contendo uma duração de 20 a 30min.

Prosseguem com alongamentos e exercícios educativos.

O alongamento permite aumentar a amplitude dos movimentos e a beleza estética dos gestos. A flexibilidade é trabalhada de duas maneiras: flexibilidade passiva e flexibilidade activa. A primeira é a amplitude acrescida, ou seja, realizada quer pela força do próprio peso, quer pelo auxílio do professor ou colegas. A segunda é a busca de amplitude por meio de exercícios dinâmicos. A flexibilidade dos tornozelos e dos ombros desenvolve o alinhamento necessário para conseqüentes realizações coreográficas.

Os exercícios educativos que são executados no trapézio e no tecido, familiarizam o aluno(a) com os equipamentos. Tem a particularidade de fazer trabalhar essencialmente os braços e a musculatura abdominal, permitindo adquirir ou melhorar a força e exigindo assim que o corpo se mantenha firme, auxiliando a tonicidade muscular.

A aprendizagem é segura. Será utilizado um colchão de proteção para amortecer possíveis quedas.

A proposta é direcionada a crianças e adultos de ambos os sexos, podendo adquirir uma linguagem mais lúdica se necessário.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Aconteceu...

No dia 07 de abril a Schmetterling recebeu uma visita dos alunos da Escola das Gaivotas. Crianças entre os 03 e os 10 anos contactaram com a dança aérea pela primeira vez, sempre com grande entusiasmo e muita coragem. Experimentaram trapézio, tecido, rede e muitas cambalhotas.

Sem comentários:

Enviar um comentário